sábado, 25 de julho de 2009

Devaneios on line

Estava eu no meu twitter a pouco e comecei a digitar meus pensamentos. Passado um bom tempo, quiçá, tempo enorme, notei que havia twitado muito. E pasmem, o texto ficou deveras interessante! Tanto que resolvi o CTRL cear + CTRL vear aqui para a posteridade:

"É preciso acreditar no homem!" - Mesmo frente a mentira e a traição, após mais uma derradeira queda, concordo que é preciso acreditar...

domingo, 19 de julho de 2009

A Amizade



Que cada amanhecer do seu dia
nasça contigo uma flor.
Que cada sorriso teu, seja as pétalas
que torna esta flor mais completa.
Que cada pensamento positivo, seja o caule
... que a sustenta.
Que cada passo para a vitória, seja
a terra que alimenta.
Que cada gesto teu, seja o sol
que fornece energia,
e que o brilho dos teus olhos, seja a beleza
e a simplicidade desta flor,
que me embriaga com o seu perfume e me
encanta com seu carisma.
Esta flor que desabrocha em seus pensamentos
e me transforma em você...
Uma flor que vai permanecer intacta às mais
diferentes
épocas, aos mais inesperados destinos,
uma flor que nunca vou permitir morrer.
Sabe porque? Porque ela é linda como você
e porque todos a chamam de AMIZADE.
(Autor desconhecido)

Esta mensagem é dedicada à todas as pessoas que me presentearam com suas amizades, quer morem na minha rua, no meu bairro, nesta cidade, neste Estado, no Meu País ou do outro lado do planeta!

Enfim, não importa onde estejam, mesmo os que já partiram para a morada eterna, Todos, estão aqui pertinho de mim, no meu coração, nos meus pensamentos, nas minhas memórias, a todo instante, a todo momento, pelo simples fato de eu poder chamá-los de Meus Amigos!"

Feliz Dia do Amigo!
20/07/2009

sexta-feira, 17 de julho de 2009

TRIBUTO A UM CÃO

Cao2.jpg (14166 bytes)
"... O mais altruísta dos amigos que um homem pode  ter neste mundo egoí­sta, aquele que nunca o abandona e nunca mostra ingratidão  ou deslealdade, é um cão".
"Senhores jurados, o cão permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza, saúde e na doença. Ele dormirá no chão frio, onde os ventos invernais sopram e a neve se lança impetuosamente.
Quando só ele estiver ao lado de seu dono, ele beijará a mão que não tem alimento á oferecer, ele lamberá as feridas e as dores que aparecem nos encontros com a violência do mundo.
Ele guarda o sono de seu pobre dono como se fosse um prí­ncipe.
Quando todos os amigos o abandonarem, o cão permanecerá. Quando a riqueza desaparece e a reputação se despedaça, ele é constante em seu amor como o sol na sua jornada através do firmamento.
Se a fortuna arrasta o dono para o exílio, o desamparo e o desabrigo, o cão fiel pede o privilégio maior de acompanhá-lo, para lutar contra seus inimigos.
E quando a última cena se apresenta, a morte o leva em seus braços e seu corpo é deixado na laje fria, não importa que todos os amigos sigam seu caminho: lá ao lado de sua sepultura se encontrará seu nobre cão, a cabeça entre as patas, os olhos tristes, mas em atenta observação, fé e confiança mesmo à morte".


Este tributo foi apresentado a um juri pelo ex-senador George G. Vest (então advogado), que representou o proprietário de um cão morto a tiros, propositadamente, pelo vizinho. O fato ocorreu há um século na cidade de Warrenburg, Missouri, EUA. O senador ganhou a causa e hoje existe uma estátua do cão na cidade e seu discurso está inscrito na entrada do tribunal de justiça, ainda existente na cidade.

Reproduza esta página. Cultive e divulgue o amor pelos animais

Acessado e oopiado do site: http://www.animalzoom.org/port/tributo.htm, em 17/07/2009.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Saiba Mais Sobre a Gripe Suína

colaboração para a Folha Online

Atualizado em 14/07/2009 às 10h57.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.

O influenza A da gripe suína já se espalhou por todas as regiões do mundo, atingindo principalmente a América do Norte. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguido pelo México --considerado o epicentro da doença.

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.

Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde o número de casos é elevado, como os EUA, o México, a Argentina ou o Chile, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos-- tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

A OMS não recomenda restringir viagens por causa da pandemia de gripe suína. Segundo a organização, essa ação pode não ter efeito para impedir o vírus de continuar se espalhando, mas pode prejudicar bastante a comunidade global.

Em junho, o Ministério da Saúde do Brasl recomendou que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína, entre eles a Argentina e o Chile.

A Secretaria de Saúde de São Paulo ampliou a recomendação para evitar viagens também ao México, Estados Unidos e Canadá.

No entanto, os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Com France Presse, Reuters, CDC e Folha de S.Paulo

sábado, 11 de julho de 2009

Receita de Bolinho Caipira


Massa:
1/2 kg de farinha de milho branca
1 litro e 1/2 de água
2 cubinhos de caldo de carne
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de farinha de mandioca

Recheio:
1/2 kg de carne moída
Cebola picada
alho amassado
Salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta do reino, à gosto

Preparo:
Em uma vasilha junte as farinhas, vá misturando-as e desmanchando todos os grumos;
Adicione o óleo e reserve;
Ferva a água com o cubinho de caldo de carne;
Derrame sobre a farinha aos poucos e misture bem, mexendo sempre até que a massa fique homogênea;
Separe uma pequena porção da massa, e achate-a na palma da mão;
Coloque dentro um pouco do recheio (carne temperada crua) e feche com a própria massa dando o formato de um bolinho compridinho;
Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo bem quente;
Escorra-os em papel absorvente;
Sirva-os quentes;

Recheio:
Misture todos os ingredientes e utilize a carne bem temperadinha "crua", pois se refogar antes fica seco

Dica:
1. O recheio pode ser variado com peixe e linguiça.
2. Com o passar do tempo e dependendo do clima e da temperatura do local, a massa fica seca, perde a umidade. Você pode acrescentar um pouquinho de água fria para recuperar a consistência da massa.
3. Em São José dos Campos, as pessoas usam farinha de milho amarela. Com a branca o sabor e o aroma são melhores e facilita na hora de fritar (ele tem que ficar amarelinho, começando a dourar).

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Letras e Palavras

LETRA (ê) subst. fem. - 1. Cada um dos sinais gráficos elementares com que se representam os vocábulos na língua escrita. 2. Forma de escrevê-los. 3. Caligrafia. 4. Sentido claramente expresso pela escrita. 5. Texto em verso de certas músicas. 6. Documento de uma operação de câmbio.

LETRAS (ê) subst. fem. plural - O cultivo da literatura e/ou da língua ou das humanidades.

PALAVRA subst. fem. - 1. Fonema ou grupo de fonemas com uma significação; termo, vocábulo. 2. Sua representação gráfica. 3. Manifestação verbal ou escrita. 4. Faculdade de expressar idéias por meio de sons articulados; fala. 5. Modo de falar.

(Fonte: MiniDicionário Aurélio - Ferreira, Aurélio B. de Holanda,

Ed. Nova Fronteira, RJ, 1988, págs.311 e 370)

Vamos tratar do assunto-tema desta primeira postagem: Letras e Palavras.

Acima, temos as definições etimológicas de ambas as palavras. Mas a função deste blog ou do espaço em si, não é o ensino gramatical de nossa Língua Portuguesa ou um plantão de dúvidas linguísticas.

Na verdade, este espaço foi criado há quase um ano, apenas em sua estrutura básica, seu esqueleto, e ficou esquecido até hoje (09/07/2009). Eu não queria um espaço igual ao de todos; tinha que ser diferente, único, como eu! Deveria possuir uma identidade própria. Não poderia ser mais um local para encontrar com (e/ou matar saudade de) parentes e amigos: para isso uso o Orkut. Ou um local de bate-papo: o Live Messenger cumpre bem esta função.

Queria um local como uma sala de estar, ou uma varanda, ou um gramado á sombra da copa de uma grande árvore, digamos, um flamboyant. Um lugar em que meus amigos se sentissem bem, à vontade, confortavelmente em casa e que sempre tivessem vontade de retornar a me visitar.

Este espaço também deveria possuir uma estante literária com a indicação de obras da nossa literatura.

E, claro, o "Blog"!

Nele, expressar minhas idéias, meus sentimentos, meus conflitos pessoais, através dos textos e poemas que escrevo. E desta forma, dar o primeiro passo para a realização de mais um de meus projetos de vida: a publicação de um livro. Um, não! O primeiro de vários.

No blog, além de meus textos, escreveria citações, fragmentos e resenhas de grandes obras, ou até mensagens que amigos me enviam por e-mail ou pelo Orkut (com a devida autorização, é claro).

E aos meus queridos amigos visitantes, colocaria um painel de recados, uma área aberta para deixarem lindas mensagens ou suas opiniões críticas para meus textos, com a finalidade de corrigir as minhas falhas.

Enfim, meus queridos, este espaço está quase pronto, restando alguns detalhes a acertar!

Mas já posso, enfim, lhes dizer:


"SEJAM BEMVINDOS AO BLOG DO PROFESSOR ORI"