quinta-feira, 9 de julho de 2009

Letras e Palavras

LETRA (ê) subst. fem. - 1. Cada um dos sinais gráficos elementares com que se representam os vocábulos na língua escrita. 2. Forma de escrevê-los. 3. Caligrafia. 4. Sentido claramente expresso pela escrita. 5. Texto em verso de certas músicas. 6. Documento de uma operação de câmbio.

LETRAS (ê) subst. fem. plural - O cultivo da literatura e/ou da língua ou das humanidades.

PALAVRA subst. fem. - 1. Fonema ou grupo de fonemas com uma significação; termo, vocábulo. 2. Sua representação gráfica. 3. Manifestação verbal ou escrita. 4. Faculdade de expressar idéias por meio de sons articulados; fala. 5. Modo de falar.

(Fonte: MiniDicionário Aurélio - Ferreira, Aurélio B. de Holanda,

Ed. Nova Fronteira, RJ, 1988, págs.311 e 370)

Vamos tratar do assunto-tema desta primeira postagem: Letras e Palavras.

Acima, temos as definições etimológicas de ambas as palavras. Mas a função deste blog ou do espaço em si, não é o ensino gramatical de nossa Língua Portuguesa ou um plantão de dúvidas linguísticas.

Na verdade, este espaço foi criado há quase um ano, apenas em sua estrutura básica, seu esqueleto, e ficou esquecido até hoje (09/07/2009). Eu não queria um espaço igual ao de todos; tinha que ser diferente, único, como eu! Deveria possuir uma identidade própria. Não poderia ser mais um local para encontrar com (e/ou matar saudade de) parentes e amigos: para isso uso o Orkut. Ou um local de bate-papo: o Live Messenger cumpre bem esta função.

Queria um local como uma sala de estar, ou uma varanda, ou um gramado á sombra da copa de uma grande árvore, digamos, um flamboyant. Um lugar em que meus amigos se sentissem bem, à vontade, confortavelmente em casa e que sempre tivessem vontade de retornar a me visitar.

Este espaço também deveria possuir uma estante literária com a indicação de obras da nossa literatura.

E, claro, o "Blog"!

Nele, expressar minhas idéias, meus sentimentos, meus conflitos pessoais, através dos textos e poemas que escrevo. E desta forma, dar o primeiro passo para a realização de mais um de meus projetos de vida: a publicação de um livro. Um, não! O primeiro de vários.

No blog, além de meus textos, escreveria citações, fragmentos e resenhas de grandes obras, ou até mensagens que amigos me enviam por e-mail ou pelo Orkut (com a devida autorização, é claro).

E aos meus queridos amigos visitantes, colocaria um painel de recados, uma área aberta para deixarem lindas mensagens ou suas opiniões críticas para meus textos, com a finalidade de corrigir as minhas falhas.

Enfim, meus queridos, este espaço está quase pronto, restando alguns detalhes a acertar!

Mas já posso, enfim, lhes dizer:


"SEJAM BEMVINDOS AO BLOG DO PROFESSOR ORI"

Nenhum comentário:

Postar um comentário