terça-feira, 4 de agosto de 2009

Serviços públicos online: use a internet para escapar das filas


    De título de eleitor a pagamento de multas e impostos, veja quais serviços você pode fazer pelo computador para economizar tempo.


Começou a valer no fim de julho, em São Paulo, o Título Net, serviço que permite que os cidadãos tirem seus títulos eleitorais, além de transferência ou revisão, pela internet. Mas esse é só mais um de uma série de serviços que o brasileiro encontra na internet. O governo coloca à disposição várias ferramentas que podem ajudar a fugir das filas e burocracias encontradas no mundo “real”.

“Cada vez mais o consumidor consegue retirar documentos pela web”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Mas nem tudo são flores. “O aperfeiçoamento do serviço pela rede tem que ser constante.”

Como exemplo, Dolci cita a declaração de imposto de renda pela internet, opção usada por 99% dos brasileiros para prestar contas à Receita Federal sobre seus gastos. “Se o contribuinte estiver retido, ele não tem informação sobre os problemas para se adiantar e resolver a questão”, afirmou.

No geral, porém, a coordenadora da Pro Teste faz uma boa avaliação dos serviços, lembrando que eles ajudam a reduzir as filas e a burocracia. Como dica para economizar tempo e aproveitar melhor as oportunidades disponíveis na rede, ela sugere que, antes de se enfiar numa fila, o consumidor se informe se o serviço desejado é prestado pela rede ou se é possível fazer um pré-agendamento.

Para você não perder horas e horas em filas sem necessidade, preparamos uma lista com os serviços públicos que podem ser feitos pela internet.

Título de eleitor online - É possível fazer o alistamento, transferência ou revisão eleitoral pela internet. No caso do alistamento, o eleitor precisa comparecer com os documentos originais a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral para retirar o título. Nesse site, também é possível obter uma declaração de que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral.

Declaração de Imposto de Renda - Basta visitar o site da Receita Federal e baixar os programas necessários para fazer a declaração e a transmissão dos dados.

Consulta aos lotes de restituição do IR - Site permite checar se pagamento de restituição do contribuinte já foi liberada.

Nota Fiscal Paulista - Cadastro do contribuinte no programa de descontos do governo de São Paulo (100% online).

Atestado de antecedentes (SSP) - Atestado de antecedentes criminais emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Certidão de antecedentes (PF) - Certidão de antecedentes criminais emitido pela Polícia Federal.

Passaporte - Agendamento de entrevista para primeira ou segunda via do documento.

Multas - Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) oferecem a opção de pagar multas e imprimir segundas vias pelo próprio site. Cada Estado brasileiro tem seu próprio site.

Pontos na carteira - Todos os Detrans permitem consultar quantas multas o condutor tem atribuídas em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

IPVA - A maioria dos Detrans permite consultar o valor e pagar o tributo pela internet. Na dúvida, confira com o Detran de sua cidade.

FGTS - Aqueles que possuem o Cartão do Cidadão podem consultar seu saldo e/ou extrato das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) através do site da Caixa Econômica Federal.

Boletim de ocorrência - Em São Paulo, também é possível registrar um boletim de ocorrência (BO) pela internet e evitar filas. Os casos em que é possível registrar um BO são: furto de veículo, furto ou perda de documentos, desaparecimento e encontro de pessoa, furto perda de placa de veículo, furto ou perda de celular.

CPF - O contribuinte pode consultar se seu CPF está bloqueado, o andamento da solicitação do documento e emitir um comprovante de inscrição e de situação cadastral.

IPTU - Muitas cidades já permitem o pedido de segunda via e ou pagamento do tributo online. Confira se isso é possível com a Prefeitura de sua cidade.


Por Pedro Marques, do IDG Now! - Publicada em 31 de julho de 2009 às 18h49 - Atualizada em 03 de agosto de 2009 às 09h03

Acessado em 03/08/2009 às 21h50 em

http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/07/31/burocracia-online-saiba-como-fugir-das-filas-com-a-ajuda-da-web-1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário