quinta-feira, 26 de julho de 2012

26 de Julho - Dia do Vovô e da Vovó



Hoje, dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós.

Eu não tive a felicidade de conhecer meus avós paternos mas conheci (e convivi pouco) meus avós maternos que faleceram quando eu era criança e pré-adolescente. :(

Ao longo destes meus 42 anos e centenas de amigos, eu conheci e conversei muito com os avós de vários deles, que sempre tinham muitas histórias pra contar, tristes ou alegres, e até mesmo somar informações às dadas nas escolas sobre a história do nosso lugar, da nossa cidade, do nosso país.

Dentre todos estes avós quero dar destaque a três casais que fizeram diferença em minha vida: o Vô José e a Vó Maria, avós do Zezinho - coordenador do Coral São João Batista da paróquia deste mesmo padroeiro, Coral que eu fiz parte por bons anos - aprendi muito com os dois sobre a vida, trabalho, amor, principalmente sobre o Amor; Vô Amantino e Vó Wanda, pais da minha primeira exposa (o correto é eSposa; coloquei com X pra acentuar que ela não posa mais comigo e já virou eX); e finalmente, o Vô Miguel e a Vó Tereza, um casal muito importante na minha vida atual, responsáveis por minha felicidade e que, graças a eles, um de meus sonhos se realizou que era ser pai de uma menina. Por que graças a eles? Porque são os pais da Paty, minha linda e amada esposa! Porque são os avós da Julia, minha linda e amada filha adotiva (a palavra correta é enteada mas eu acho essa palavra muito chata, feia e além de que quando um casal adota uma criança não a chama de adotiva ou adotada mas chama de "filha ou filho"; então, por que não dizer que a Julinha é minha filha já que é este amor paternal que tenho por ela, não é?). E um dia (espero que demore pelo menos uns 10 anos) serei o vovô dos filhos da Julinha!

Voltando ao assunto do blog do dia, hoje é um dia dedicado aos avós que são nossos segundos pais. Mas por que hoje? De onde e porque foi dada esta data?

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.



Século I a.C. – Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho.


São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Esta data deve ser lembrada com carinho por todos, já que o papel dos avós é muito importante em nossas vidas. Muitas vezes os avós não são somente aquelas pessoas que mimam os netos e compram lindos presentes, muitas vezes os avós são parte fundamental na educação da criança já que muitos deles cuidam dos netos para que seus filhos trabalhem fora. Além disso, muitos avós são também os responsáveis pelo sustento financeiro da família e o apoio afetivo e emocional do lar. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.


As avós são também chamadas de “segunda mãe”, e os avôs, de “segundo pai”, e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Povos orientais respeitam os mais velhos, pois eles têm consciência da sabedoria que a idade traz à um ser humano, por isso em sociedades orientais a opinião dos mais velhos é respeitada e tida como palavra final numa família. É importante que pais e educadores aproveitem estas datas comemorativas para ensinar às crianças o tema amor ao próximo, respeito pelos mais velhos, família, e generosidade.

Todos nós sempre dizemos que a educação vem de berço, é em casa que ensinamos os valores morais que darão formação ao caráter dos nossos filhos. A escola é apenas uma entidade educativa que tem por objetivo transmitir conhecimentos culturais e não educar. Por isso o respeito e o diálogo dentro de casa é muito importante.

ORAÇÃO PELOS NOSSOS AVÓS:

Ó DEUS eterno e todo-poderoso, em vós vivemos, nos movemos e somos. Nós vos louvamos e bendizemos por terdes dado a estes vossos filhos e filhas, nossos queridos vovôs e nossas queridas vovós, uma vida longa com perseverança na fé e em boas obras. Concedei que eles, confortados pelo carinho dos filhos, netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença, a fim de que, revigorados com a vossa bênção, consagrem o tempo da idade madura ao vosso louvor, seguindo os exemplos de São Joaquim e de Santa Ana, que na fidelidade à Palavra de Deus, cumpriu sempre a vontade de servir e de amar a todos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém

Bibliografia:
"Dia dos Avôs e das Avós", Wikipedia.
"Dia dos avós neste domingo. Homenagem e oração por eles aqui", Blog Canção Nova
"Dia dos avós - 26 de julho", Site Big Mãe

Todos acessados em 26 de julho de 2012, entre 8h e 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário